25 de mar. de 2018

RETRÓGRADO

Essa semana foi meia conturbada no mundo dos signos. Eu particularmente, não sei muita coisa, mas gosto de saber como eles influenciam o jeito que somos e como colocamos a culpa neles por ser do jeito que a gente é, e nas coisas que fazemos; tenho que admitir que utilizo muito esses artifícios e culpar o meu signo (libra).

Mas uma palavra do mundo da astrologia, me chamou muito a atenção essa semana, RETRÓGRADO. Já tinha ouvido falar desta palavra muitas vezes, mas essa semana ela se aperfeiço-o muito bem a minha vida neste no momento. 


Existem coisas e pessoas que devem ser deixadas no passado. Existiu um momento entre vocês, que foi bom, mas que tinha que acabar, porque simplesmente chegou a hora, porque não estava mais fazendo o bem que deveria fazer, e quando acaba, na maioria das vezes, devemos deixar no passado. 

Ciclos começam e terminam o tempo inteiro. O tempo que um ciclo começa, até o seu fim pode ser extremamente doloroso, mesma que você sinta isso, mas não consiga ver/enxergar de que algum jeito aquilo está te fazendo mal. Por mais que você queira sentir, viver coisas boas neste ciclo, ele continua te fazendo mais mal do que bem, e aí é que esta a parte mais difícil, acabar com ele.

Quando você sente mais coisas ruins do que boas em relação a uma pessoa, não é uma coisa boa. Talvez está essa pessoa nem saiba que você sinta isso por ela, mas ela sabe que mesmo indiretamente, com atitudes, palavras e jeitos para com você te machucam. Saber que você não é a culpada (o) por essas atitudes é um grande passo para ter a consciência de que este ciclo deve acabar e nunca mais voltar.

Por mais que você queira que aquele ciclo, com aquela pessoa continue em sua vida, é muito importante identificar as coisas que está acontecendo neste ciclo e colocar na balança quem você é, o que você gosta e aquilo que você não quer para sua vida,  e se aquilo que você não quer para sua vida é o que essa pessoa mais tem, é hora de deixar este ciclo para trás.

É muito difícil sair e identificar relacionamentos/ciclos abusivos. Na maioria as vezes são tão discretos, que passam por nós como forma de proteção, carinho ou até mesmo um "ciúmes carinhoso". Na maioria das vezes esses discretos "atos" aumentam, e em pouquíssimos casos eles continuam discretamente; normalmente a violência/abuso aumenta com o passar do tempo. Mas devemos ter a consciência de que esse ato que vem do outro, não é culpa nossa, não é culpa de você ser quem você é! Não devemos nos culpar por ações de outra pessoa, devemos nos responsabilizar é pelas ações que deixamos o outro ter convosco. A partir do momento em que o outro ocupa/inflige/agride o meu espaço, o meu corpo e quem eu sou devemos abrir os olhos, pois isso não é amor, é violência! 

Entretanto, é difícil fazer tudo isso e por isso creio que é tão importante a ferramenta do AUTO CONHECIMENTO. Essa ferramenta que nos empondera, nos da coragem, força e amor a si próprix. Se auto conhecer, identificar o que não te faz bem e, saber que por mais que o tempo passe e que as coisas "aparentemente mudaram", não deixar que aquele ciclo que te fez tão mal recomece e tão difícil quanto foi acaba-lo.  Dizer não, não quero, não gosto, para quem você quer dizer sim, é difícil. Nós somos seres humanos e queremos amar e ser amados, mas parte do auto conhecimento é muito importante para saber qual tipo de amor eu mereço, e assim ter plena consciência de que mereço o amor que ofereço, o melhor de todos, um amor não pela metade, que te faz mal. Mas, um amor inteiro, único, respeitoso, verdadeiro, que te acrescente coisas boas e que te ajude a ser um pouquinho mais feliz, porque antes temos que ser feliz e amar nós mesmxs!

Ilustração de Giulia Fioratti

9 comentários:

  1. Oi, Marina. Antes de tudo agradeço sua visita muito carinhosa <3
    Respirando aqui para retomar e comentar sobre seu texto. Simplesmente adorei e me senti abraçada por ele (e por você). Engraçado como vi muito esse retrógrado no meu signo e me deixei levar, até considerando tentativas de relacionamentos abusivos na minha vida. Esses dias tive que fechar um ciclo que estava me fazendo muito mal. Sai sem olhar para trás e espero que nunca mais retorne. Lutarei. Muito obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Sam, fico muito feliz que você tenha conseguido, terminar com este ciclo e seguir em frente. Fico muito feliz que você está lutando para deixar o que é ruim para trás e continuar lutando por coisas boas. Estamos juntas.
      Muito Obrigada pela visita e pelo lindo comentário.

      Excluir
  2. Eu sempre me guiei por essa ideia: se os momentos ruins são mais frequentes que os bons, algo está muito errado. E se está errado, precisa ser resolvido. Não é nada fácil, afinal de contas a gente também se acostuma e se acomoda com o que é ruim... mas aos poucos, a gente vai aprendendo a dar valor ao nosso sossego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é pura verdade, se exitem mais momentos ruins do que bons, algo está muito errado e tem que ser acabado. Aos poucos a gente vai aprendendo e assim dar mais valor ao nosso sossego e principalmente nós mesmos.

      Excluir
  3. sim!! na maioria das vezes, esses relacionamentos abusivos se mostram de forma bem sutil. é bem difícil ser igual nos filmes e novelas, em que esses absurdos são expostos de forma bem maniqueísta, sabe? por isso é tão difícil detectar esse alerta e sair dessa antes de se machucar muito mais. a gente sempre acha que 'não tem problema, só foi um dia ruim, não vai se repetir, que exagero o meu, ele nem fez de propósito, deixa pra lá...' e assim a gente vai acumulando e aceitando coisas inaceitáveis. é bom ler textos assim pra se manter sempre alerta!

    como disse a frida: "onde não puderes amar não te demores" :)

    ResponderExcluir
  4. É tão difícil aceitar que um momento da sua vida acabou, que uma pessoa que já foi especial saiu da sua vida. Tento me lembrar todo dia que o universo faz seu papel e tudo que acontece tem um motivo.
    Mercúrio retrógrado me atormenta, mas é um momento para nos aprofundarmos no nosso ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito dificil saber lidar com isso, mas há momentos em que é preciso deixar pra trás. É um ótimo jeito (o seu), que tudo o que acontece tem o seu motivo e que o universo conspira pro nosso bem.
      Morro de medo de qualquer coisa retrógrada.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...