24 de jun. de 2018

APERTO

Na maioria das vezes, não consigo entender o que sinto (acho que já disse isso aqui), tenho um sério problema em conseguir compreender os meus sentimentos. Mas, ultimamente tenho parado pra pensar nisso e em como (ouvi isso em algum lugar) é importante estarmos presentes com a gente mesmo.

É difícil escrever ou falar sobre isso, até porque eu mesma não tenho muita dimensão do espaço/tempo, na verdade não tenho nenhuma. Mas, tenho reparado principalmente comigo mesma, o quanto é difícil, eu me manter no presente, se manter consciente da onde estou e do que estou fazendo agora neste momento. Sem pensar no que estava fazendo há 2 minutos, e nem o que eu vou fazer daqui há 2 minutos.

Estar presente e ter consciência é muito difícil. Vire e mexe, o meu corpo está aqui, mas minha mente não. Pensamentos aleatórios, de todos os momentos da vida que lembro, e todas as coisas que imagino, veem a minha mente o tempo inteiro. Começo a ficar ansiosa e aquele aperto no coração, que já conheço, mas não queria que fizesse parte de mim, queria abir o meu peito e deixá-lo ir; mas ai ele surge e fica aqui dentro por tempo indeterminado.


Estou começando tentar estar mais presente e consciente de mim mesma. Muitas vezes me auto-saboto, por achar que eu estou incomodando alguém, por ser eu, por estar ali, e isso isso muitas vezes reflete no meu conforto comigo mesma. Estar consciente disso, quando estou nesta situação, é muito importante pra mim, pois isso faz com que eu pense que eu sou importante pra mim mesma. Se eu sei que a minha presença em um certo lugar, é um direito meu, e não devo sentir que não deveria estar ali, então vou fazer da minha presença confortante pra mim.

Muitas coisas estão me ajudando em estar consciente do presente em que estou. Muitas vezes, quando pensamentos aleatórios surgem, eu tento trazer a minha mente pro agora, tento respirar devagar e profundamente por um tempo, em um ritmo em que me sinto confortável; tento ler alguma palavra na parede ou no livro, ou simplesmente me auto-bloqueio e falo (agora não!). 

Pesamentos aleatórios são ruins, mas pensamentos demais enlouquecem. Se te causam sentimentos ruins, não são bons. E é justamente o que estava acontecendo comigo até eu ter consciência disso. Ainda não sou a pessoa PRESENTE em tudo, mas tamo aí tentando, e como diz meu pai: de grão em grão a galinha enche o papo, né não?! As vezes também é bom abstrair e fingir demência em certas situações e pessoas, mas quem decidi isso é você com você mesmo. E se caso precisar não pense duas vezes, peça ajuda. Como diz uma pessoa que me deu aula, e que gosto muito, "somos, cada um de nós, pequenos mundinhos" e às vezes, muitos de nós precisamos de ajuda, alguém que nos escute e encare o mundo conosco. Mas, apenas ajudar e ouvir, já ajuda muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...