2 de mai. de 2020

o amor romântico - algo que foi inventado para nos fudermos?!

Esses dias, ou mesmo nesse exato momento estava eu pensando sobre o amor romântico e tudo o que ele pode realmente nos causar.

Todos nós, meros seres mortais principalmente mulheres, já nos imaginamos vivendo um amor de conto de fadas da disney, ou dos romances de Nickolas Sparks, ou até mesmo de novelas mexicanas/brasileiras que em sua grande, maioria sempre possuem um roteiro como plano de fundo: "o amor quase impossível de ser tornar realidade - mas, que se torna realidade".

Basicamente, é um futuro casal interpretado por um homem e mulher brancos, no qual um dos dois são pobres e acabam se esbarrando na rua. Que após uma troca de olhares intensa e penetrante, o destino sempre irá fazer com eles se encontrem novamente, se apaixonem e passem por cima todos os obstáculos que aparecem para eles, e no fim teremos um casamento no qual os lindos pombinhos viverão felizes para sempre. Realmente, a maioria de nós queríamos que fosse assim, mas sabemos que não é assim não.

Tenho que confessar que até hoje me imagino vivendo esse tipo de coisa, mas logo a realidade me trás para sí. A questão do amor romântico, é algo condicionado socialmente e diretamente pra nós mulheres. Temos sobre nós, o paradigma de sermos sempre frágeis e totalmente sentimentais, isso só no caso das mulheres brancas. Pois, para nós mulheres negras existe a questão da rotulação de ser frágil e sentimental também, mas, também existe a questão do racismo e da híper sexualização do corpo da mulher negra. Com isso, sobre todas nós, somos vistas como não tendo a capacidade de lidarmos racionalmente com as coisas, ou com o amor. E eu sei que isso causa em nós um medo danado, de até ser real, mas não é.

A sociedade tem a capacidade de fuder com nós mulheres em todos os sentidos. Afinal de contas, vivemos em uma sociedade capitalista e patriarcal, em qual a maioria das coisas são governadas por homens, e por que o amor não seria?

Acho uma questão importante de si pensar, para realmente desmestificar esse tipo de pensamento, pricipalmente para nós mesmas. Primeramente, pararmos de pensar que realmente irá aparecer o princípe encantado, o salvador da pátria, o verdadeiro alecrim dourado que irá nos proteger de tudo e todos, por que ele não irá aparecer.  Se você quer alguém pra te salvar de tudo e todos, esse alguêm só pode ser você mesmx minhx queridx. Não há ningém no mundo além de você, que possa te ajudar (junto com um bom psicólogo e amigos/família), mas tem que ser você.

O que pode e irá aparecer na sua vida, é uma pessoa normal com todos os defeitos e qualidades do mundo. Coisas que você irá querer mudar nelx, mas não irá conseguir, pois você não tem esse direito e nem essa capacidade -  alguém só muda realmente, quando quer!

Não existe a pessoa perfeita e muito menos o amor perfeito. Talvez, nunca exista um amor. Mas, o que gente pode fazer se encontrarmos alguém legal e que mereça a mulher foda que somos, é ter uma relação de respeito e confiança em si e no outro. Ser totalmente verdadeiro, com seus sentimentos e com o outro, sem joguinhos idiotas e sem cobranças sem fim. Faça com que aquele momente entre vocês dois seja prazeroso, verdadeiro e único, afinal de contas nunca sabemos o dia de amanhã.


Se ame, se respeite e sejx verdadeirx com si mesmx



4 comentários:

  1. eu adorei tanto esse post ♡♡♡

    ResponderExcluir
  2. O amor romântico idealizado foi totalmente inventado para nos encurralar, esquecer das nossas vidas e depender de homens :c

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...